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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Enquadramento



ENQUADRAMENTOS - O enquadramento é o campo visual capturado pela objectiva da câmara. A esse elemento capturado chamamos plano, o qual mediante a disposição
dos elementos ganha diferentes valores significativos e diferentes tempos de leitura. São vários os tipos de enquadramento que se podem usar no momento
de filmar

ESCALA DE PLANOS - Considerando um homem como exemplo, podemos dividir o seu espaço em três grandes áreas demonstrativas:
1. A que nos mostra o ambiente que o envolve
2. A que nos permite observar a acção que executa
3. A que nos possibilita analisar a sua expressão

Desta forma surgem três grupos de planos: Ambiente, Acção e Expressão


Os planos de ambiente podem ser:
_ PMG - Plano Muito Geral
_ PG - Plano Geral

Os planos de acção podem ser:
_PGM - Plano Geral Médio
_PA - Plano Americano
_ PM - Plano Médio

Os planos de expressão podem ser:
_ PP - Plano Próximo
_ GP - Grande Plano
_ MGP - Muito Grande Plano
_ PD - Plano de Detalhe

AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS PLANOS


PLANO MUITO GERAL (PMG) – É o plano que não tem qualquer limite, é bastante geral. Contém,essencialmente, o ambiente. O elemento humano quase que não é visível na imagem.
PLANO GERAL (PG) – Este plano também se centra no ambiente. Apesar disso já se vê o elemento humano na imagem. Este plano já contém alguma acção apesar de o ambiente ainda prevalecer.
PLANO AMERICANO (PA)

Neste plano, apesar do ambiente estar presente, o conteúdo principal é a acção das personagens.
O limite inferior da imagem corta o ser humano pelo meio dacoxa.

[03+Plano+americano.gif]

PLANO MÉDIO (PM) – O ambiente não surge neste plano. Este plano caracteriza-se fundamentalmente pela acção da parte superior do corpo humano. O plano é cortado pela cintura. Este plano é considerado um plano intermédio entre a acção e a expressão.


PLANO PRÓXIMO (PP) – Este plano é cortado pouco abaixo das axilas. Permite por exemplo imagens de alguém a fumar, cortando totalmente o ambiente em redor. Este tipo de planos privilegia o que é transmitido pela expressão facial.


GRANDE PLANO (GP)"Close" – Este plano é a expressão na sua máxima importância. É um plano que é cortado pela parte superior dos ombros. Este plano retira a acção e o ambiente da imagem.


MUITO GRANDE PLANO (MGP)"Super Close" – Plano de expressão exagerado. É um plano que ao ser cortado pelo queixo e pela testa permite que seja aumentada a carga emotiva da imagem para o telespectador.


PLANO DE DETALHE (PD) – Este plano foca apenas parte de um corpo, desmontando assim o corpo humano. Este plano permite também que seja aumentada a carga emotiva da imagem, ao focar, por exemplo, uns olhos a chorar.


Ao introduzirmos movimento na câmara, criamos outro tipo de planos dependentes
desse movimento ou do uso de um ângulo diferente dado à câmara. Assim temos:
FOCA-DESFOCA – Plano em que ao focar-se o primeiro elemento mais próximo desfocase
o segundo elemento.

ZOOM – Aproximação, ou afastamento, a determinado objecto. Este tipo de plano deve
ser equilibrado, não deve ser muito rápido nem exageradamente lento

PANORÂMICAS – Normalmente é um movimento efectuado de acordo com a nossa
leitura ou seja da esquerda para a direita apesar de se poder efectuar no sentido
contrário. Também é um plano que requer equilíbrio, não devendo ser nem muito
rápido nem muito lento. Neste plano, o movimento da câmara é apoiado no eixo do
tripé.


TILTS – Movimento parecido com a panorâmica. O movimento é também efectuado
normalmente de acordo com a nossa leitura, de cima para baixo, apesar de se poder
efectuar no sentido oposto. É também um plano que requer equilíbrio, não deve ser
nem muito rápido nem muito lento.

TRAVELLING – Movimento bastante utilizado no cinema. A câmara efectua um
determinado percurso. Este tipo de plano é normalmente utilizado em situações de
explicação de determinada situação/movimento.

TRACKING - Movimento que segue uma personagem ou um objecto que se movimenta,
como se fosse uma perseguição.


ALGUNS APONTAMENTOS RELATIVAMENTE AOS PLANOS

Apesar da descrição sucinta de cada plano, os limites referidos nunca são rígidos. Cada
caso é um caso, e se determinado plano (feito de acordo com as regras apontadas) é
indicado para determinada peça isso não significa que esse mesmo plano resulte na
peça seguinte.

Conteúdo adquirido de: http://filmagem.blogspot.com

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