MENU

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Táticas de Flash

Um dos maiores problemas entre os fotógrafos iniciantes é como utilizar sua luz artificial, o flash. Eu costumo dizer que em primeiro lugar é preciso conhece-lo melhor. Em geral as pessoas não se preocupam em procurar saber todas as utilidades que o flash pode proporcionar. Cada modelo de flash tem uma utilização especifica de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado.

Fotografia digital, Iniciantes.

Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

Olhos Vermelhos

Para evitá-los, acenda todas as luzes do ambiente. Quanto mais iluminado o local, menos chances de olhos vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário