MENU

domingo, 29 de agosto de 2010

Quer melhorar seu humor? Lá vão algumas dicas!


Cada vez mais a ciência vem provando que a composição dos alimentos que você come pode afetar o funcionamento do seu cérebro modificando seu humor, incluindo o estado de alerta e até a percepção à dor.

O que há nos alimentos que conferem tais poderes? A habilidade de alterar a produção e liberação de neurotransmissores, mensageiros químicos que carregam informações de uma célula nervosa para outra. Vamos ver na prática como isso funciona.

1. Aumente seu estado de alerta com proteínas: 

Alimentos ricos em proteínas, quando digeridos, se quebram em aminoácidos. Um aminoácido, conhecido como tirosina, pode aumentar a produção de dopamina e adrenalina que são neurotransmissores capazes de aumentar a energia e o estado de alerta.

Alimentos ricos em proteínas incluem peixes, carnes, aves e ovos. Se não for possível ingerir esses alimentos, tente alimentos ricos em proteínas que também contém quantidades significativas de carboidratos como legumes, queijos, leite ou tofu.

2. Para relaxar e diminuir o estresse, coma carboidratos: 

A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina que auxiliam na "limpeza" de aminoácidos do sangue, menos do triptofano.

Este aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é um neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, produzir sensação de calma e até induzir ao sono.

Dietas com baixo teor de carboidratos, por vários dias, podem fazer com que o humor fique mais depressivo. Alimentos saudáveis ricos em carboidratos incluem pães e biscoitos integrais, massa integral, arroz, cereais e frutas. Ah, e não vamos esquecer do chocolate. 
"Dietas com baixo teor de carboidratos, por vários dias, podem fazer com que o humor fique mais depressivo".
3. Ácido fólico também é importante para o humor
Deficiência de ácido fólico tem sido associada a depressão em alguns estudos, por levar a queda nos níveis de serotonina no cérebro. Quantidades pequenas como 200 microgramas já são suficientes para melhorar o humor e pode ser obtida numa xícara de chá de espinafre cozido ou um copo de suco de laranja.

4. Falta de selênio pode causar mau humor: 

Especula-se que o selênio possa ter alguma função neurológica desconhecida, mas seu mecanismo de ação ainda é um mistério. Sabe-se que indivíduos que sofrem de carência de selênio são mais irritados, ansiosos e depressivos, e a suplementação normaliza o humor. Alimentos ricos em selênio são as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol, cereais integrais.

5. Coloque ovos em sua dieta e melhore sua memória e concentração: 

A colina é uma vitamina do complexo B que está presente em alimentos ricos em colesterol como ovos e fígado. A falta deste componente pode causar comprometimentos da memória e da capacidade de concentração, pois é precursor do neurotransmissor acetilcolina. Não deixa de ser uma boa desculpa para incluir no seu plano alimentar, sem excessos, é claro.

6. Vitamina B6

Também é um ingrediente necessário na produção de seretonina, portanto, alimentos ricos nessa vitamina podem auxiliar no bom humor. Alguns exemplos ricos em B6 e carboidratos são: bananas, batatas, uva passa, cereais integrais. 
7. Cálcio: 
Sabe-se que ajuda a reduzir irritabilidade e nervosismo em mulheres na TPM (tensão pré-mentrual). O ideal é ingeri-lo com regularidade, em torno de 1200mg por dia. Alimentos ricos em cálcio são leite, iogurte e queijos.

8. Camomila: 

Já era usada desde 1800 para acalmar crises histéricas. Atualmente é usada também para diminuir a ansiedade. Devido a seu efeito anti ? espasmódico auxilia também no alívio de cólicas e problemas digestivos. Para potencializar o efeito calmante, adicione um pouco de mel, devido aos benefícios do carboidrato.

9. Magnésio: 

Está envolvido também na regulação de serotonina e, portanto, no controle do humor. Alimentos ricos são cereais integrais e frutas secas. 
 

Alessandra Rascovski
Especialidade: Endocrinologia.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

5 erros ao observar trabalhos de outros fotógrafos!

Dúvidas na hora de tirar fotos? Pois lá vão 5 dicas de erros que até os fotógrafos profissionais podem cometer!
Veja e aprenda!

1. Copiar o estilo de alguém na totalidade

Copiar como forma de treinamento é uma coisa. Copiamos de vez em quando para treinar e ver o que se encaixa no nosso estilo, montando de uma teia de influências um estilo único. Porém, às vezes nos vemos copiando 100% as fotos de alguém. Opa! Cuidado com isso!
Se você olha as suas fotos e lembra de outro fotógrafo, é porque tem algo errado aí. Tem espaço no mundo (e no mercado) para todos os estilos, vamos cultivar os nossos.
Como remediar isso: percebi que copiar uma foto é muito mais difícil do que fazer uma que se encaixe na minha situação. Então comecei a prestar atenção para não “forçar” uma foto, e sim deixar a foto ir para seu caminho naturalmente (que, por acaso, seria o meu caminho próprio!)

Cinco dicas para proteger sua contas de redes sociais da internet!


BitDefender ensina como usar as redes sociais com segurança

A BitDefender®, criadora de um dos mais rápidos e eficientes sistemas de segurança de abrangência internacional, indica dicas importantes para os usuários navegarem com segurança:


1. Sempre tenha cuidado

Se você é novo em rede social, seja extremamente cauteloso. Tente entender as características da plataforma que você usa e das comunidades que você interage. Leia cuidadosamente os Termos e Condições, Privacidade e Sobre, nestas seções você encontra exatamente o que acontece com seu conteúdo. 

2. Deixe seus dados pessoais fora das redes

Não poste ou inclua em seu perfil informações confidenciais que podem ser usadas para roubar sua identidade, como endereço de e-mail, endereço de residência, número de telefone, número de inscrição, números de cartão de crédito, detalhes de passaporte etc. Além disso, contenha-se ao incluir informações pessoais muito detalhadas, ou seja, lugares onde você costuma sair, onde faz suas compras, lavanderia etc.     

3. Siga as regras de etiqueta da internet

Não libere qualquer informação pessoal para alguém que você não conhece. Além disso, contenha-se em dizer qualquer coisa que possa causar constrangimento depois. A regra é: se não puder falar sobre isso com seus pais ou chefe, o ideal é não fazer isso online.

Também tenha cuidado sobre os tipos de conteúdo que você posta, como citação ou referência com implicações jurídicas - alguns podem estar protegidos por direitos autorais ou por outras formas de direitos de propriedade intelectual.  

4. Ajuste suas configurações de privacidade

Ajuste cuidadosamente as configurações globais e locais de sua conta. Uma ideia sensata seria a de ligar/ativar os comentários de filtragem ou moderação, e, dependendo da plataforma, restringir comentários anônimos.

Se você não postar coisas novas frequentemente, você deve verificar a sua conta regularmente e monitorar textos ou imagens inapropriadas, spam e outros conteúdos nocivos ou indesejáveis.

5. Proteja sua identidade visual

Embora o ideal seja não incluir fotos suas ou de outros, é quase impossível resistir. Para proteger seu conteúdo e identidade visual você deve considerar adicionar uma marca d'água (digital), como seu nome de tela ou logotipo. Embora isso altere a imagem (e, em alguns casos, prejudica um pouco a natureza da imagem), esta prática provavelmente irá desencorajar qualquer cibercriminoso de roubar sua foto e usar com propósito diferente (ou seja, forjar a identidade ou infringir os direitos autorais). Aplicativos de edição de imagem incluem tal opção, mas você também pode pesquisar na internet por softwares grátis ou criadores online de marca-d'água com capacidades semelhantes (também vale verificar se o CD da sua câmera digital oferece uma utilidade semelhante).

Mantenha suas imagens a uma resolução de 72 dpi ou menos e, se possível, não exceda o tamanho de 640 x 480 pixels. Além disso, você terá mais chances de manter sua identidade visual intacta. Ter mais espaço de armazenamento nas plataformas que as redes sociais oferecem.

"Seguindo essas simples dicas, os usuários de redes sociais podem proteger seus conteúdos e identidades", acrescenta Catalin Cosoi, pesquisador sênior da BitDefender. Para obter dicas adicionais de como proteger seus dados e sistemas, visite o site da BitDefender www.bitdefender.com/br e o blog MalwareCity www.malwarecity.com.

Todos os nomes de produtos e empresas mencionados neste documento são apenas para fins de identificação e são propriedade e marcas registradas de seus respectivos proprietários.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O "carinho" do governador para com os estudantes.

Durante a conversa de um jovem com o presidente Lula, o nosso governador chama o coitado de ótario, e olha que ele só estava perguntando sobre seus direitos. Confira no vídeo abaixo. :D



http://www.youtube.com/watch?v=895lqbELKh8